sábado, 31 de março de 2012

Horto de Alfaquiques

Os meus leitores perguntam-se muitas vezes onde adquiro as plantas, sementes e outros acessorios para a nobre tarefa da agricultira. Em variadissimos locais, ultimamente o que mais frequento e mesmo o horto de Alfaqiiques. Alfaquiques e a localidade e o nome da casa e Germiplanta. Fica a pouca fistancia de casa, e cdepois de uma intensa manha de trabalho de Sabado e um bom sitio para adquirir plantas de boa qualidade, gostaria de dizer que tambem a bom preco, mas com a crise e o regresso das pesoas ao campo os precos parecem-me um pouco inflacionados, se nao bejam a fila. Fez-me lembrar a fila para a Galp nos dias de greve das gasolineitas de ha 2 anos atras.



As primeiras favas

Hoje apanhei as primeiras favas.
Ainda nao estao cheias, estao ate bastante leves. Estas chuvas devem ajuda-las a encher rapido.
Como todo o bom agricultor, tambem este as apanha para um balte que ja serviu a quase tudo, unclusive cimento, parece sujo mas esta muito aseadinho.


sexta-feira, 30 de março de 2012

A minha máquina


Há algum tempo que tinha a necessidade de tornar a minha agricultura mais produtiva, fazer mais no mesmo espaço de tempo e se possível com menos esforço. A resposta era óbvia, adquirir uma máquina.
Procurei na net, nos sites de compra e venda de usados, no Aki e Leroy Merlim. Até que me apareceu em casa um folheto do Bricomarche.
Uma belíssima máquina de 125Cm3 a 4 tempos, 6,5 cavalos a gasolina. embalada
É do tipo moto enxada, tem apenas um eixo e não tem pomada de força como as Motocultivadoras.
Foi uma boa compra, trazia no conjunto as "facas" que formam a freza um abre regos e os pneumáticos para deslocação. Todas as máquinas que tinha visto por este preço, não traziam estes pneumáticos, por isso foi uma boa compra.
Não esperava ter de a montar. A máquina vinha uma caixa de cartão com uma estrutura metálica, a qual usei para fazer uma bancada de ferramenta. Um dia hei-de mostrar aqui as imagens, um bom trabalho de reaproveitamento de material, que de outra forma ia amontoar-se ou acabaria no ponto de reciclagem.





Agora sim, a agricultura vai ser produtiva.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Muro de pedra


Apanhei-me um destes dias com um monte de pedra, restos de uma arrecadação ancestral que ali havia, no meio das pedras cresciam ervas e uma caneira proliferava por entre as pedras.

Com um carrinho de mão, picareta luvas e enxada desloquei todas essas pedras e fiz o muro.

Este muro não levou cimento, com arte cada uma das pedras trava a que está por baixo e a cada um dos lados. assim o muro se mantem firme.


Em frente ao muro coloquei a ferramenta de trabalho, que bela fotografia.


Os Chuchus crescem das árvores?

Clarao que não, o chchu é uma planta trepadeira, nasceu perto da Nespereira e por isso cresceu por ela a cima e os frutos ficam pendentes e parecem crescer da árvore, ora vejam.