terça-feira, 12 de abril de 2011

Flor de Tomateiro

P - Os tomateiros estão prestes a dar fruto, mas antes do fruto vem ....? Menino Joãozinho?
J - A flôr Sr. Professor
P - Correcto menino Joãozinho.

Pois aqui estão alguma fotografias batidas esta tarde da flor de tomateiro, apreciem.



Pimento Padron

Conhecem?

Pimento Padron é um pimento, é verde, é muito mais pequeno que o pimento comum e mais picante, mas muito saboroso e caro.

Este é o aspecto de um pimenteiro Padron com 3 semanas.

Como disse, nem todas as sementeiras nas covetes foram votadas ao insucesso.



Nova técnica de sementeira

Depois do insucesso das sementeiras em covetes, tive a necessidade de "inventar" uma técnica que garantisse um maior sucesso.

A sementeira em covetes teve um sucesso que variou entre 0 e 100% de acordo com a espécie. Na generalidade o sucesso rondou os 25%, o que é muito baixo, mas é sobretudo um enorme desperdício de sementes.

Esta falta de sucesso deveu-se sobretudo ao facto de não ter conseguido manter a humidade e temperatura aceitáveis para a geminação dessas sementes, o calor secava demasiadamente depressa as pequenas covetes impedindo as sementes de germinar e mesmo as que germinavam não encontravam as condições ideais para crescer e acabavam por definhar, secar e morrer.

A técnica "inventada" por mim surgiu precisamente desta necessidade de manter a humidade e temperatura constantes e óptimas na altura critica da germinação. 

Com fiz?

Peguei em caixas de plástico transparente usadas e bem limpas, coloquei papel higiénico no fundo, borrifei sem encharcar, por último coloquei as sementes em contacto com o papel húmido tapando-a de seguida e colocando-a em local iluminado mas longe do sol directo.

Passados 7 dias o sucesso é visível:



Nesta imagem consegue ver-se uma floresta de manjericão. Se o sucesso nas covetes foi de 3 para 10, com esta técnica chegou aos 100%. 

No canto inferior direito da imagem, conseguem-se perceber que as sementes de duas espécies de alface ainda não começaram a germinar, isto porque cada espécie tem o seu tempo de germinação, neste aspecto o manjericão é campeão.

Mas ainda não deitem foguetes antes da festa. Claro que as plantas não podem crescer neste espaço para sempre, é pois preciso transplantá-las, é aqui que entram as covetes. Hoje transpnatei algumas plantas de manjericão, daqui a 1 semana veremos como se estão a dar.