domingo, 13 de março de 2011

O Kadafi do tomateiro

Há precisamente uma semana, plantei 6 bonitos e verdes tomateiros que adquiri na Cooperativa Agricula de Loures. Passada uma semana a decepção é grande. Pois é, as pontas das folhas, outrora verdes, estão agora castanhas, parecem mesmo queimadas, os tomateiros estão a definhar e parecem ter uma morte anunciada.
Bem, agora não vale a pena chorar sobre o leite derramado, importa encontrar o culpado, identifica-lo, cadastra-lo, aprisiona-lo e garantir que não ataca de novo.
Depois de aturada investigação científica, analise dos danos, forma e côr das manchas das folhas afectadas, cheguei à conclusão final: o culpado de tamanha destruição foi o Kadafi do tomateiro, sim, um ser desprezível e assassino que ataca de surpresa e sem aviso, pela calada da noite, e destrói tudo à sua passagem, também conhecido por Míldio. Sacana.



Algumas ervas aromáticas

Hoje tirei algumas fotos, mais ou menos "artísticas" de algumas plantas do meu quintal que partilho aqui convosco, ora atentem:



Ora aqui está uma imagem deveras artística, as várias tonalidades em verde em fundo preto, dão um aspecto deveras profissional a esta fotografia. Claro está que já todos adivinharam de que planta se trata, Hortelã claro, muito utilizada em chás e infusões e mesmo em tempero de saladas.




Outra. Outra fabulosa fotografia de uma planta do meu quintal, o Alecrim. Usada como sebe, e ao mesmo tempo para tempero de alguns pratos, bacalhau grelhado e alguns assados no forno.





Aqui estão duas fotografias de Rúcula, embora não seja propriamente uma erva aromática é muito saborosa e seria um desperdício artístico, se não as partilhasse convosco.


Esta é a salva, já pensava morta no final do Inverno, mas felizmente recuperou e está viçosa como podem confirmar pela fotografia. Não usamos muito, mas há quem diga maravilhas desta erva. Vou investigar o que pode ser feito com ela.